Convidados

Alessandro Alvim
Alessandro Alvim trabalha com infografia desde 1991, passou pelas redações da Tribuna da Imprensa, O Dia, Jornal do Brasil, e atualmente é editor-assistente no jornal O Globo. Hoje seu trabalho é focado em inovação e pesquisa para desenvolvimento de narrativas digitais. Em 2012, na edição comemorativa dos 20 anos do Prêmio Malofiei SND-E, foi realizada uma eleição do infografista mais influente do mundo nos últimos 20 anos, e o nome de Alvim ficou entre os 25 mais votados. Em 2014, na 22ª edição do Malofiej, foi convidado para integrar o corpo de jurados da premiação daquele ano. Em 25 anos de carreira já teve seu trabalho reconhecido pela Society for News Design (SND), Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Prêmio ÑH -Espanha, Portugal e América Latina, European Newspaper Award, Prêmio Petrobras de Jornalismo e Prêmio Esso. Ao todo, acumula mais de 50 prêmios nacionais e internacionais.


Anabel Reis
Anabel Reis é repórter da Record TV Rio. Faz coberturas das editorias de polícia, política e cidade. Trabalha há cinco anos na emissora onde também foi produtora do Domingo Espetacular. Estudou na UFF e ganhou uma bolsa de intercâmbio para Université Paris 8, na França onde cursou um período de jornalismo. Se formou em 2013. Trabalhou como repórter e fotógrafa de pautas nacionais e internacionais sobre destinos turísticos para público final e também para o “trade turístico”. Matérias publicadas na Revista Folha do Turismo e Mercado&Eventos. Foi Bolsista do CNPQ orientado por Dênis de Moraes na Pesquisa das agências alternativas de notícias na América Latina. Na Shell Brasil foi encarregada da revista “Notícias Shell” de circulação interna e externa.

Consuelo Dieguez
Consuelo Dieguez é repórter da Piauí desde 2007, autora da coletânea de perfis Bilhões e Lágrimas, da Companhia das Letras. É também autora da biografia H Stern – a história do homem e da empresa. Trabalhou no jornal O Globo, Jornal do Brasil, TV Globo e nas revistas Veja e Exame. Recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo, em 1996, pela reportagem Guerrilha no Araguaia, publicada no jornal O Globo.


Cristina Tardáguila  
Cristina Tardáguila nasceu em Belo Horizonte e cresceu no Rio de Janeiro. É graduada e pós-graduada em Jornalismo (pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidad Rey Juan Carlos de Madrid, na Espanha). Possui MBA em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro). Desde novembro de 2015, Cristina dirige a Agência Lupa, a primeira agência de fact-checking do Brasil. Este ano, a Lupa foi uma das 10 finalistas do "Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo", da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI), na categoria inovação, pelo tuitaço realizado durante a votação do impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Em seu currículo como repórter e editora, Cristina acumula passagens pelos jornais O Globo (Rio de Janeiro) e Folha de S.Paulo (Rio de Janeiro), além da revista piauí. Tardáguila ainda é autora do livro "A arte do descaso" (Ed. Intrínseca), que conta a história do principal roubo de arte no Brasil. Apresentou um TEDx sobre notícias falsas em abril de 2017 e foi uma das finalistas do "Prêmio Comunique-se" na categoria jornalista empreendedor.

Fábio Caffe 
Fábio Caffe é fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares em 2006. Graduado em Cinema pela UFF, é fotógrafo do Programa Imagens do Povo desde 2007 e faz parte do Coletivo Multimídia Favela em Foco. Foi professor da Escola de Fotógrafos Populares, participou de exposições coletivas, tais como: “Olhar Cúmplice”, na Caixa Cultura RJ e “Esporte na favela”, no CCBB-RS, em 2007. Realizou uma exposição individual, “Em Nossas Mãos” na Escócia, em 2011, e já recebeu prêmios como o de melhor contribuição para linguagem cinematográfica (RECINE – Festival de Cinema de Arquivo 2010) e menção honrosa no Concurso de Fotografia Universitária Sony-Fotografe Melhor 2010.

Fábio Vasconcellos
Fábio Vasconcellos é jornalista formado desde 1999. Trabalhou 17 anos no Globo, tendo uma breve passagem pelo Jornal do Brasil entre 1999 e 2000. É mestre em comunicação pela Uerj e doutor em ciência política pelo Iesp/Uerj. Foi coordenador do Núcleo de Jornalismo de Dados do Globo que ajudou a fundar em 2014. Deixou o jornal em agosto de 2017 para ser pesquisador do Centro de Tecnologia e Sociedade  (CTS) da Fundação Getúlio Vargas. Como jornalista, já ganhou os prêmios ESSO, Vladmir Herzog, Barbosa Lima Sobrinho entre outros por séries de reportagens especiais publicadas no Globo. Fábio é também professor da graduação em Jornalismo da ESPM e da Uerj. É pesquisador também do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. É especialista em Jornalismo de Dados.

Flávia Oliveira
Flávia Oliveira, 48, formou-se em jornalismo na Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1992. É técnica em estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence). Tem 25 anos de experiência em jornalismo diário. É colunista do jornal "O Globo"; comentarista de economia no "Estúdio i" do canal "GloboNews" e no "CBN Rio" da rádio "CBN". Apresenta a temporada 2017 do programa "TED Compartilhando Ideias", do "Canal Futura". É membro dos conselhos consultivos da Anistia Internacional Brasil, da ONG Uma Gota no Oceano e do Instituto Coca-Cola Brasil. Integra a comissão de matriz africana do Museu do Amanhã, no Rio.

Gabriela Vasconcellos
Gabriela Vasconcellos é graduada em Comunicação Social/Jornalismo pelo IACS/UFF em 2014, jornalista do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, criadora de conteúdo digital para seu canal no Youtube, onde fala sobre beleza, autoestima e empoderamento feminino, e colunista no site All Things Hair, da Unilever.


Gilberto Scofield Jr
Gilberto Scofield Jr é jornalista. Foi diretor da Maquina Cohn & Wolfe, do grupo WPP, e atuou como consultor de comunicação da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, em Brasília. Foi editor do jornal O Globo e repórter especial da sucursal de São Paulo após ter passado cinco anos como correspondente estrangeiro em Pequim, na China e dois anos como correspondente em Washington, nos EUA retornando ao Brasil em 2010. Colaborou para a Globonews, comentarista da rádio CBN e autor do livro "Um brasileiro na China", publicado em 2006. Ao longo de sua carreira, escreveu para Jornal do Commercio do Rio, Revista Exame, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, Revista Época, IG Finance, O Globo e Globo Online.

Gustavo Cunha
Gustavo Cunha é formado em Jornalismo pela UFF em 2014, Gustavo Cunha é repórter da editoria de cultura do jornal Extra. Durante a graduação, participou da criação do jornal O Casarão, periódico desenvolvido por alunos do IACS. Como estagiário, passou pelo setor de comunicação da ONG Fase e pelas redações dos jornais O Dia e O Globo. Foi o vencedor da primeira edição do Prêmio Controversas, na categoria Impresso, com a matéria "Ame-o e deixe-o ir aonde quiser".

Luciano Calheiros
Luciano Calheiros tem 44 anos e é natural de Niterói, Rio de Janeiro. É repórter desde 1997 e começou a carreira no SporTV, onde participou de coberturas no futebol, basquete, vôlei e futsal. Em 2004 passou a integrar também a equipe de esportes da RBSTV, em Porto Alegre. Desde 2012 integra a equipe do Fox Sports, ano de chegada do grupo ao Brasil. Nesse período esteve presente nas principais coberturas da emissora, como Libertadores, Mundial de Clubes, Liga Europa, Olimpíadas e Copa do Mundo. Além da TV, passou também pela extinta Rádio Fluminense FM.

 
Márcia Foletto
Márcia Foletto é Gaúcha da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria. Começou a trabalhar como repórter-fotográfica em jornais do interior do Rio Grande do Sul, passando pelo jornal Diário Catarinense, em Florianópolis. Desde 1991 integra a equipe do jornal O Globo, no Rio de Janeiro, trabalhando na cobertura do dia a dia da cidade e na produção de matérias especiais.

Em 1995, recebeu o Prêmio Finep de Fotojornalismo por uma foto de crianças sendo revistadas por soldados do Exército em uma favela do Rio de Janeiro. Em 2003 e 2007 venceu o Prêmio CNT de Fotojornalismo, com as fotos "Vôo Duplo" e “Trem-Bala” respectivamente. Em 2004 ganhou o Prêmio IBCCRIM de Fotojornalismo com a foto “Infância no Morro”. Também em 2007 ficou em primeiro lugar no Prêmio Fotografe Melhor,  na categoria preto e branco, com uma foto do Sambódromo do Rio de Janeiro. Em 2009 foi uma das vencedoras da categoria Foto Única do 2o Prêmio Foto Arte Brasília.

Em 2015, foi finalista do Prêmio Esso de Fotografia com a série de reportagem “Os Miseráveis”, que contou a história das pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza no estado do Rio. Esta mesma série foi vencedora do Prêmio Rei de Espanha de Fotografia e da categoria fotojornalismo do Grupo Diários de América, além de Menção Honrosa no Prêmio Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa. No ano de 2017, Márcia foi vencedora da categoria de fotografia do Prêmio Petrobrás de Jornalismo com o ensaio "Chernobyl Brasileira", sobre o desastre ecológico em Mariana.

Pamela Mascarenhas 
Pamela Mascarenhas é jornalista, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2013. Trabalha há quatro anos no Jornal do Brasil Online, com atuação nas editorias de Economia e Política. Escreveu por dois anos para revistas de viagens e tem experiência também em comunicação interna. É mestranda do Programa de Mídia e Cotidiano da UFF.
Ruben Berta
Ruben Berta, 41 anos, foi repórter por 17 anos do jornal "O Globo" passando pelas editorias Rio, Nacional e Especial. Foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo em duas edições e vencedor do Prêmio Imprensa Embratel, em 2006, com a reportagem "As lições dos Cieps". Especializou-se na cobertura de administração pública. Desde o início deste ano, publica textos sobre o tema no blog "Ruben Berta em alerta". Atualmente, é editor de "The Intercept Brasil".



Wesley Prado
Wesley Prado é formado em Comunicação Social - Jornalismo e pós- graduando em Pedagogia Social, ambos pela UFF. Desde 2012 tem trabalhado com fotografia e audiovisual como freelancer e em projetos coletivos. Entre seus trabalhos recentes, destaca-se o curta-metragem Lambari, selecionado em 13 festivais nacionais e internacionais. Em 2016, participou em dois filmes no edital universitário Elipse, realizado pela Secretaria do Estado de Cultura e Fundação Cesgranrio. No mesmo ano foi convidado pela Fundação Warsztat Innowacji Społecznych para o evento “Future Jamboree: a conference on development of cities”, realizado na Breslávia, Pôlonia, para compartilhar suas experiências como midiativista. Atualmente, está desenvolvendo projetos cinematográficos e pedagógicos envolvendo Comunicação e Educação.

0 comentários:

Postar um comentário